Quando o assunto é merengue e suas variações, todo profissional precisa dedicar um tempo a aprender cada detalhe, principalmente para quem está iniciando agora no mundo da confeitaria.
Isso se dá ao fato do merengue ser um dos tipos de cobertura mais clássicos e populares que existem no mundo da confeitaria! Em praticamente qualquer livro sobre história da confeitaria você encontra trechos que contam mais sobre o tradicional preparo.
Não somente na França, como todos tendem a imaginar, mas em todo o mundo podemos encontrar receitas feitas a base de merengue, ou que levam merengue em suas composições, vamos combinar que é quase um Hit da confeitaria, não é mesmo? rsrs
Existem 3 principais tipos de merengue e suas variações, são eles: Italiano, Suíço e Francês.
⠀
O merengue italiano é feito a base de calda de açúcar. Assim que atinge a temperatura ideal de 120ºC vai para a batedeira com as claras em neve até resfriar e atingir o ponto de merengue! é ideal para produzir marshmallow.
⠀
Já o merengue Suíço, conhecido por ser o mais estável, é feito a partir de calda de claras de ovo com açúcar, que deve ir ao fogo até que todo o açúcar seja dissolvido, em seguida, essa mistura vai para a batedeira até atingir o ponto ideal! este merengue é perfeito para decoração de bolos, tortas, cupcakes e na produção de suspiros! É ideal para maçaricar, Além de possuir maior durabilidade.
⠀
O merengue Frances é conhecido por ser o mais fácil e tradicional! basta levar direto para a batedeira as claras e o açúcar e bater até atingir o ponto desejado.
Este tipo de merengue é o menos estável, porém é ótimo para elaboração de sobremesas que vão ao forno.
⠀
Esperamos que tenham gostado das dicas sobre merengue e suas variações! Ah, e se ficar com mais alguma dúvida, conta aqui nos comentários porque a gente faz questão de te ajudar 🙂