Saiba quais os passos para se tornar um profissional de confeitaria e o que esperar desse ramo incrível!
Com o crescente aumento do desemprego e a jornada hibrida (trabalhos home-office), a procura por hobbies ou fonte extra de renda está cada vez mais presente nos lares de todo o mundo. E não se engane, está cada vez mais comum encontrar profissionais de outras áreas atuando como confeiteiros.
Tem interesse em ingressar no mercado de confeitaria? Então se liga nessas dicas que separamos para você!
Primeiros Passos
Está migrando para a confeitaria, mas nunca preparou um bolo? Não entre em desespero!
Cada vez mais surgem novos cursos voltados a confeitaria, seja para iniciantes ou para os profissionais mais experientes. Lembre-se: trabalhar com a confeitaria requer estudos contínuos, pois é uma profissão que está em constante mudança. Ser antenado em novas tendências fará a total diferença!
Mas antes de se inscrever em qualquer curso ou sair comprando diversos utensílios, faça diversas pesquisas para ter uma boa base e conhecer um pouco mais desse mundo incrível. Busque por perfis que trabalhem com confeitaria, blogs e vídeos. Veja qual tipo de técnica se encaixa melhor ao seu perfil e então suas escolhas serão mais assertivas!
Quais as vantagens em ser um profissional de confeitaria?
Se tornar um profissional de confeitaria traz diversas possibilidades. Vamos contar algumas delas para você!
Ser um confeiteiro(a) permite que você faça sua própria gestão, ou seja, ser dono do seu próprio negócio, mesmo que como um hobbie. Além disso, o profissional que decide ingressar na confeitaria tem a possibilidade de iniciar suas atividades com um investimento mais baixo comparando a outros nichos que exigem um capital de investimento mais alto.
Após ter uma base com pesquisas e se especializar em um ou mais cursos, você consegue ter uma visão mais ampla do mercado, de oportunidades e até mesmo traçar seu caminho se especializando nas técnicas que mais combinam com você.
Em busca do conhecimento!
A primeira e maior habilidade em que devemos investir é no conhecimento, e ele não pode ser genérico. Não podemos limitar nosso conhecimento a apenas um produto, devemos ampliar nosso campo, até mesmo para facilitar nosso trabalho e conseguir enxergar melhor o mercado, pois assim, quando as encomendas de algum produto nosso estiver em baixa, conseguimos focar em outros produtos e diversificar.
Procure por cursos com foco no tipo de trabalho que quer realizar, mas que também tenham em sua grade técnicas diversas e que abrangem, mesmo que de maneira mais limitada, outras técnicas e produtos. Você terá uma bagagem maior de conhecimento e também um campo maior de trabalho. Lembre-se: conhecimento nunca é demais!
Qual o seu diferencial na confeitaria?
Engana-se quem pensa no confeiteiro como o profissional que faz bolos e doces. Mesmo que sem experiência, qualquer pessoa pode produzir bolos e doces, mas o profissional de confeitaria o faz de forma profissional. A diferença é que o confeiteiro possui a sua assinatura, seu diferencial, o que torna seu trabalho único e diferenciado. Além disso, o foco nos sabores diferenciados, na decoração e acabamento faz com que o profissional se destaque através do inesperado.
Uma dica valiosa caso você tenha ficado com dúvidas é assistir a série Zumbo’s Just Desserts da Netflix. A série voltada a confeitaria traz profissionais que se arriscam para se destacar entre os demais.
Vamos colocar a mão na massa?
Você já conquistou o conhecimento, possui boas referências e comprou todos os utensílios necessários. Então vamos para a reta final: preparar o espaço para preparação e divulgação dos seus trabalhos!
Separamos algumas dicas para te ajudar nesse momento:
Organização é fundamental:
Tenha em mente que, mesmo sendo em casa, a confeitaria é sua profissão e precisa de um ambiente bem organizado e limpo. Nada de animais de estimação no ambiente ou amigos e familiares transitando e experimentando.
Higienização sempre:
Certifique-se de que os cabelos estejam presos (preze pela utilização da touca) e não se esqueça de retirar qualquer apetrecho, nada de produzir utilizando alianças, relógios ou qualquer outro tipo de acessório e evite unhas grandes e esmaltadas.
Foco no atendimento e na divulgação:
De nada adianta você realizar os trabalhos mais incríveis se a divulgação e o atendimento deixarem a desejar. Reserve um espaço em sua casa para tirar fotos das suas produções e crie um canal de atendimento para seus clientes (redes sociais/whatsapp/site). Invista também em gestão e marketing, pois além de ter um doce delicioso, você precisa saber vender este doce e principalmente saber gerir seu negócio, independente do tamanho que ele seja!
Gostou dessas dicas? Então nos acompanhe porque em breve teremos mais dicas incríveis e não esqueça de comentar e compartilhar muito com os amigos e amigas para conferirem, afinal dica boa é dica compartilhada!
E não esqueça de deixar sua opinião e sugestão, assim teremos mais conteúdos exclusivos que, sem dúvida, você vai amar!
Confira nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/icebergchef/